sexta-feira, 20 de maio de 2011

INSS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS,QUILOMBOLAS E INDÍGENAS

As Comunidades ribeirinhas de Rondônia estão sendo beneficiadas com o atendimento móvel flutuante na região.    A embarcação do INSS percorre o trecho entre Guajará-Mirim e Cabixi,atendendo a uma população estimada de 150 mil pessoas.
         No barco, há cabines para servidores e tripulação, copa, cozinha, sala de estar, espera e reunião, espaço de atendimento ao público, banheiros.
         Os equipamentos são modernos, três computadores portáteis, impressora a laser e três computadores de mesa.
        O PREVbarco percorrerá 3000 mil quilômetros em aproximadamente cinqüenta dias de viagem.Os moradores de todas as localidades ribeirinhas,quilombolas e indígenas serão atendidas,como também os municípios de Guajará-Mirim,Costa Marques,Alta Floresta,São Francisco do Guaporé,São Miguel do Guaporé,Cerejeiras,Pimenteiras do Oeste e Cabixi receberão atendimento previdenciário.
         A equipe é formada por quatro servidores.A agência móvel flutuante oferece os mesmos serviços de uma agência convencional como: requerimentos de salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão, aposentadoria por idade e tempo de contribuição, benefícios assistenciais, consultas de benefícios, entre outros.
          Segundo informações da Srª. Russelia Russelakis de Oliveira, gerente responsável pelo  PREVbarco,o INSS realiza cerca de 3.000 atendimentos durante uma viagem e 80% dos casos são beneficiados.
          Eu,Liana Ferraz Bedôr Jardim,Mestranda em Ciências da Linguagem-UNIR,gostaria de parabenizar a equipe do INSS,na pessoa da Srª.Russelia, pelo brilhante trabalho,visto que o PREVbarco é um instrumento de inclusão social ,favorecendo comunidades quilombolas,ribeirinhas e indígenas,na maioria das vezes esquecidas  e abandonadas pelo serviço público em geral.
          Oxalá, que vocês continuem desenvolvendo esse maravilhoso e precioso trabalho nessas comunidades.Com certeza,receberão em dobro o bem que fazem a tantas pessoas carentes.

Fonte: Russelia Russelakis de Oliveira(INSS) e Liana Ferraz Bedôr Jardim
( Mestranda da UNIR-Campus de Guajará-Mirim).

Pimenteiras do Oeste,19 de maio de 2011.

2 comentários:

  1. Maria dos Anjos Ramos4 de julho de 2011 às 09:50

    Memorável. Esta a atuação destes servidores do INSS em prol da população ribeirinha do Vale do Guaporé. Lembro que o atendimento faz com que esta população venha a usufruir de direitos básicos - benefícios - que sem esta embarcação e a equipe não teriam acesso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem cara conterrânea! Vou prestigiar como prometi o seu blog e vou acompanhar também. Gostaria que fizesse o mesmo pelo meu. Sei que vc. tem um bom senso crítico e pode contribuir a vontade.Blog do Desprof.PEIXOTO- http://moisespeixoto.blogspot.com

    ResponderExcluir