quinta-feira, 12 de maio de 2011

Comunidade Quilombola de Laranjeiras


   Na localidade de Laranjeiras, um povoado o qual abriga cerca de 6 famílias,sendo aproximadamente 22 pessoas, tivemos outro núcleo de ocupação que, segundo informações foi fundado pelo seringueiro veneziano Américo Casara.
Podemos afirmar que a matriz de onde se originou o processo de ocupação da área foi Vila Bela da Santíssima Trindade; o deslocamento dos negros fugitivos consolidou-se com o povoado da Fazenda Santa Cruz, em conseqüência do Primeiro Ciclo da Borracha.
A Escola funciona uma sala multiseriada com cerca de 5 alunos,a Escola funciona como uma extensão da Escola Municipal Paulo Freire do município de Pimenteiras do Oeste – RO. As aulas acontecem no horário matutino. O Professor Adelson Tapioci Gonçalves possui um cargo comissionado de 40horas semanais pela Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste, o mesmo reside na própria Comunidade. Ressalto que quando existe a necessidade de participar de reuniões pedagógicas e encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Educação-SEMEC, objetivando elevar o nível de qualidade de ensino dos seus educandos, o referido professor se desloca da Comunidade de Laranjeiras através da Lancha do Governo. (Fonte oral).
            Na Comunidade de Laranjeiras ainda não energia elétrica nem tampouco água encanada

Nenhum comentário:

Postar um comentário